Dicas para Descarte de Resíduos

Dicas para Descarte de Resíduos

Descarte de Resíduos

Elaboramos algumas dicas para o descarte de resíduos provenientes de pequenas obras. Em qualquer obra ou reforma sempre fica a dúvida de como deve ser feito o descarte de resíduos; sejam eles tintas ou qualquer outro tipo produto que possa agredir o meio-ambiente.

Empresas como a Comjapi tem essa preocupação e o máximo de cuidado com assuntos relacionados a preservação do nosso mundo. Não podemos realizar e destruir ao mesmo tempo, por isso questões como preservação são tão importantes. Temos sempre que nos manter fiéis aos nosso ideais. E isso para a Comjapi passa pelo cuidado que temos com tudo o que tocamos, com cada ação que tomamos. E o meio-ambiente deve ser uma das nossas prioridades junto a fazer um excelente trabalho para nossos clientes.

Nós, claro, como uma empresa de pintura industrial e comercial já temos o descarte consciente desses materiais implementados em nossa rotina. E para nós isso se torna algo muito acessível do que para quem realiza uma obra ocasional em casa. O que fazer com as tintas que sobraram? E o verniz? Jogo na coleta diária? Tem algum serviço que toma conta disso?

Por isso resolvemos dar essas dicas voltadas para quem tem essas dúvidas. Esperamos esclarecer alguns pontos e ajudar você a se preparar para quando for fazer qualquer obra em que possa sobrar materiais. Assim ajudamos á todos a manter o nosso meio-ambiente limpo.

Dicas para Descarte de Resíduos

Como não realizar o descarte de resíduos

Vamos começar então por tudo aquilo que você não deve fazer. Lembrando que esse texto é voltado para quem irá realizar uma pequena obra ou reforma do qual não é necessária uma empresa especializada. Caso tenha havido a contratação de alguma empresa do setor – como a Comjapi – sempre verifique como será realizado o descarte do material. Dito isso, vamos dar prosseguimento.

Que fique bem claro, muitos dos modos que usualmente as pessoas acabam utilizando para o descarte da tinta são prejudiciais ao meio-ambiente. O contato de resíduos com o solo ou água contamina o local. Esses materiais são tóxicos e acabam deixando o local no qual foram descartados difíceis de serem tratados. Mesmo que a pessoa não tenha feito o descarte diretamente nesses locais, uma hora ou outra inevitavelmente eles acabam chegando a eles. Fora, que isso pode ser tratado como crime ambiental e gerar repercussões negativas para todos os envolvidos.

Vamos então ao que NÃO FAZER:

– Desconsidere descarte de resíduos em rios, mar ou esgoto.

Nunca, jamais faça isso. Parece algo óbvio para a maioria das pessoas e deveria ser. Mas ainda acontecem muitos casos de descarte de resíduos nesses locais. Não se pode nem calcular o estrago a longo prazo de algo assim. Quando há o descarte de resíduos diretamente no mar por exemplo, com corrente marítima torna a operação de limpeza quase impossível. Então, por favor, não faça isso.

– Não faça o descarte de resíduos no solo ou em terrenos baldios.

Mesmo que não vá haver plantio ou qualquer relação agrícola ou pecuária no local, o produto tóxico descartado no terreno o torna contaminado. E isso prejudica o lençol freático afetando não só o seu terreno, mas á todos em volta.

– Não realize o descarte de resíduos em ambientes públicos.

Utilizar lixo comum, realizar o descarte de resíduos em terrenos alheios, em outras obras ou mesmo tentar realizar o descarte através da água corrente da torneira da pia ou tanque na sua casa; todos esses modos são prejudiciais e acarretam algo de ruim para o meio-ambiente. Não opte por nenhum deles.

Descarte de Resíduos

Como realizar corretamente o descarte de resíduos.

Na verdade, aqui em São José dos Campos, temos uma opção muito fácil e acessível para qualquer um que deseje realizar o descarte de resíduos de forma correta. A prefeitura da cidade disponibiliza gratuitamente para todos os cidadãos do município os PEV’s (Ponto de Entrega Voluntária de Resíduos) onde você pode levar os seus descartes e deixar aos cuidados da prefeitura. No site da PMSJC você pode encontrar informações de onde estão localizados os PEV’s. Lembrando que isso são para descartes de resíduos de pequenas obras.

A outra opção para a sua obra é realizar a contratação de uma empresa de locação de caçamba que tenha licença para realizar esse tipo de descarte. Sempre verifique antes com a empresa se tudo está nos conformes para a realização adequada do descarte dos resíduos.

E caso pretenda realizar uma reforma maior e mais profissional e necessite de pintura, nos procure. A Comjapi sempre estará a disposição para esclarecer as suas dúvidas e mostrar os nossos serviços.

Além de Dicas para Descarte de Resíduos, leia também:

– Comjapi, Mais que uma Empresa de Pintura Industrial;

– 5 Benefícios da Pintura Industrial Para Empresas.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *